sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Historinha de criança 13

Olá pessoal,


Semana passada chegou a última criança que faltava para completar o nosso grupo.
Logo de cara a diferença cultural se aflorou.

Estava Valniza sentada conversando com as crianças, observando a interação entre elas, seus diálogos, seus conflitos, descobertas e disputa por espaço (ou brinquedos), desenvolvendo suas habilidades motoras com o uso da cola, lápis, etc. De repente, nossa querida Hatice de apenas 3 anos de idade ao utilizar a tesoura numa habilidade incrível, chamou minha atenção.

- Querida Hatice, muito bem, você fez um ótimo trabalho!!!  Neste momento fiz o sinal de legal para ela e automaticamente ela imitou meu movimento.
Uma criança que estava ao lado perguntou:
- Valniza o que significa isto? (imitando o sinal de "legal").
- É um sinal que às vezes significa "Ok", que está tudo bem, neste caso, significa algo positivo, que Hatice fez um ótimo trabalho.
O que não imaginava é que após minha explicação, tudo e/ou qualquer coisa que outra criança fizesse, que para Hatice fosse considerado "positivo", ela também daria "legal" e prontamente diria:
- Super, sehr gut (maravilha, muito bem!).

São estes momentos únicos que me fazem pensar, como nossos movimentos, linguagem e expressoes corporais, etc. são considerados por nós como algo tão comum e simples, mas para outras culturas, pode gerar um certo estranhamento e/ou depois uma aceitação. =D


Obrigada pela atenção
Se gostou, por favor compartilha! =D

http://gerlachschule-aachen.de/pages/gesundheitskonzept.php


Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário