segunda-feira, 11 de maio de 2015

Qual é seu "Estilo de Educar"? Os cinco pilares (última parte)

Olá pessoal

Como última parte de nosso tema "Qual é seu estilo de Educar?", hoje vamos falar desta maravilhosa autora Sigrid Tschöpe-Scheffler que trata a questão da educação propondo estes cinco pilares, como base para o desenvolvimento e a promoção da educação.

Amor, Atenção, Cooperação, Estrutura e o Apoio.

Amor: este sentimento humano que deve ser passado não apenas em palavras, mas através do olhar, gesto, abraço... A criança desenvolve confiança, se sente segura e naturalmente amada.

Atenção: com muita atenção e cuidado devemos respeitar a personalidade e individualidade da criança. Existe uma fronteira muito sensível entre a criança não fazer algo porque ela não quer, pois vai contra ao que ela está sentindo ou ao não querer apenas como forma de quebrar às regras.

Cooperação: como uma equipe, as idéias das crianças devem ser ouvidas, pois desenvolvemos a autonomia delas. Os pais devem evitar controlar as crianças.
Cooperar não significa fazer por elas, mas ensiná-las a fazerem sozinha! 
"Ich helfe dir es selbst zu tun!"
(Eu ajudo você a fazer por si mesma)

Estrutura: toda a criança precisa de uma estrutura familiar, de obrigação e limite. Quando falamos em limite, queremos dizer que às crianças devem seguir às regras. Você já parou para pensar, quais são às regras dentro de sua casa? Sem Palavrão, bagunçou - arrumou, ligou - desligou, etc... E para cada regra quebrada uma consequência proporcional. As regras não existem apenas fora, mas dentro de casa também.

Apoio: com nosso apoio a criança se sentirá segura e terá interesse em desvendar o mundo, pois a família lhe apoia. Ela será livre, não ficando presa à vida familiar.
Permita sua criança à novas experiências, para que elas possam desenvolver seu potencial.
  
Na prática todos estes elementos surgem entrelaçados, mas o fundamental é que tenhamos estes cincos fundamentos como base de reflexão "A educação que ofereço ao meu filho colabora para o desenvolvimento da sua personalidade?".
 
Cabem aos pais direcionar seus filhos e com base nestes pilares propostos por Sigrid Tschöpe-Scheffler, estes seriam os primeiros passos para um novo Estilo de Educar!!!


http://de.paeda-ef-sg-abi-16.wikia.com/wiki/Datei:Themen_grundlagen_5saeulen.png

Foto


Espero que tenham gostado desta "série" =D
Por favor compartilha! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário