sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Historinha de criança 12

Olá pessoal,


Hoje vamos falar sobre três melhores amiguinhas, Sofia, Maria e a Dina.
Todos os dias elas brincam em grande harmonia uma com as outras, até que...

Sofia diz:
- Valniza, a Maria mostrou a língua para mim só porque eu disse que não podemos correr na sala.
- Parabéns Sofia, você conhece muito bem as regras do nosso grupo, precisamos ser claros e disser: - "Maria, pare! Eu não gosto que você CORRA dentro da sala". E a Sofia foi até Maria e assim o fez.
De repente, chega Dina:
- Valniza, a Maria continua mostrando a língua para gente, só porque eu disse que não podemos correr na sala.
- Muito bem Dina, você já conhece as regras, mas Maria precisa aprender e aceitar as regras do nosso grupo também. Converse com ela e depois deixe Maria refletir um pouco sozinha, ok?!

O mais interessante disto tudo, é que além da criança desenvolver a autonomia para tentar resolver os problemas sozinha sem necessariamente a intervenção de um adulto, a criança que segue às regras acaba sendo modelo para outras, colaborando para harmonia no grupo.

De repente, Maria vêm até mim:
- Valniza... Dina e Sofia não querem brincar comigo!!!
- Bom Maria, eu acho que você deve saber o "porquê", não é verdade?
- Sim. Mas eu não faço mais!
- Você pode pedir desculpas e se elas aceitarem, significa que está tudo ok!

Se todos os conflitos entre amiguinhos fossem resolvidos com diálogo, talvez muitos adultos hoje em dia não teriam tanto orgulho de reconhecer o erro e modificar as atitudes =)


Obrigada pela atenção
Se gostou, compartilha! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário