segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Morgenkreis ou Círculo do bom dia

Olá pessoal

Queria falar com vocês hoje, como funciona o nosso ritual "Morgenkreis" (Círculo do bom dia) na escolinha.

Para que as crianças possam aprender sobre os dias da semana, data do mês, mês, o clima e principalmente saber o que vestir, foram pensados estes símbolos que vocês podem observar na foto.
As professoras fazem perguntas às crianças, elas levantam o braço e através da observação e repetição elas aprendem muitas coisas.
As perguntas são:

1) Que dia da semana foi ontem? (e em seguida) Se ontem foi "tal dia" então, que dia é hoje? (Aqui elas trabalham a memória).
2) Ontem foi 10 (por exemplo). Vocês podem obsevar temos um 1 e um 0. Qual número vem depois do dez? Então, qual a data de hoje? A professora coloca três números no chão: 11, 23, 30. E a criança escolhe aquele número referente a data do dia.
3) Em seguida a professora pede que cada criança olhe através da janela, e diga como o tempo está (sol, chuva, neve, com vento, etc). E de acordo com o clima, vestimos a amiga Tina (nossa bonequinha) com as roupas apropriadas.

Geralmente as criaas entram na Escola entre 5 ou 6 anos (depende sempre de alguns pré-requisitos), mas muito importante é que a criança saiba contar, escrever o nome, se vestir sozinha (ou se possível com pouca ajuda), entre outros detalhes que futuramente destacarei.

O importante não é apenas falar, mas mostrar para a criança através de imagens e naturalmente, treinar todos os dias.
Fico de boca aberta com o desenvolvimento delas! =O
A nossa criança que não falava alemão, já conta agora até 5 =D


Obrigada pela atenção
Se gostou, por favor compartilha! =D

#morgenkreis #bomdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário