Quem já nunca ouviu a frase:
- Meu filho não consegue fazer isto porque puxou o pai; ou consegue fazer aquilo porque puxou a mãe?
Dentro da área educacional é muito difícil afirmar onde começa a influência biológica ou social nos comportamentos, nas ações, dons, etc. de uma criança, mas existem algumas teorias que explicam bem estas influências e uma delas é a "Pedagogia do Pessimismo".
Imaginem uma criança de 8 anos que adora cantar e sonha que quando crescer será cantora.
Seus pais "adeptos da Pedagogia do Pessimismo" permitem que ela cante, porque sabem que devido a falta de dom existente na familia, não será desenvolvida e não terá esta profissão tanto sonhada.
Infelizmente esta teoria enfraquece e torna a educação impotente, pois qualquer erro pode ser cometido, pois todas as habilidades das crianças já existem dentro de si, desde o momento do nascimento.
É necessário que fique claro que todo educador (profissional) têm o potencial de estimular as crianças a atingirem os seus sonhos, assim como os pais.
Como havia comentado no post "Eu não consigo, eu sou muito pequeno", a influência dos pais é fundamental no desenvolvimento da criança e quando o primeiro "não" sai dos mesmos, a criança perde uma maravilhosa oportunidade de talvez desenvolver um novo conhecimento. =(
No post da segunda-feira falarei sobre a "Pedagogia Otimista". Não percam a continuação do debate!
Obrigada pela atenção
Se gostou, por favor compartilha! =DFoto
#pedagogiadopessimismo #pedagogiadootimismo #eunãoconsigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário